PROJETO CIRCULAR: AÇÕES COLETIVAS EM SERIGRAFIA
CIRCULAR PROJECT: Silkscreen Collective Actions
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Alexandra Kloeckner Eckert Nunes
Anita Hinrichs Porto
Sabrina Schnorr Blaschke

RESUMO
O Projeto Circular iniciou suas atividades em 2008, como um projeto de ação coletiva em arte da disciplina de Gravura II - Serigrafia do Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Feevale. No ano de 2010, ampliou suas ações também como um Projeto de Ensino dessa disciplina. Tendo como ponto de partida o material serigráfico, atua como um espaço de questionamento das técnicas e suportes tradicionais da gravura, participando de exposições coletivas e convocatórias de arte no Brasil e em diversos países, como: Itália, Espanha, Inglaterra e Grécia, nas categorias do livro de artista, da arte postal - Mail Art, de adesivos - Sticker Art e lambes. Todos os trabalhos realizados para as exposições de arte são produzidos no Atelier 1A, 1B e Atelier 2 do Campus I, durante o período de aula e em horários acordados com a coordenação do curso dentro do Projeto de Ensino, reunindo alunos, ex-alunos, professores e artistas colaboradores dos Cursos de Artes.
Palavras chave: Gravura. Serigrafia. Arte Postal. Livro de Artista. Coletivo de Arte.


ABSTRACT                                                                      
The Circular Project started its activities in 2008, as a collective action project in art linked to the Visual Arts Graduation Course discipline Engraving II - Silkscreen, of Feevale University. In 2010 it stretched its actions to a Teaching Project of that discipline. Starting with silkscreen materials, it works as a place for questioning the traditional techniques and materials used for the imprints, like paper and cloth. The project group has participated of collective exhibitions, as well as art callings in Brazil and other countries, such as Italy, Spain, England and Greece, in artists' books, mail art, adhesives, and sticker art categories. All works projected for art exhibitions are completed at Atelier 1A, 1B and 2, at Campus I, at class time and at extra-class time, when agreed with the course coordination, within the Teaching Project, gathering students, ex-students, teachers and the Art Courses helping artists.
              Key-words: Engraving. Silk-screen. Mail Art. Artist's Book. Collective Art.

INTRODUÇÃO
Serigrafia ou silkscreen é um processo de impressão planográfico, no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo através de uma tela ou matriz serigráfica, de poliéster ou nylon.
Alguns historiadores atribuem seu aparecimento ao Japão, enquanto outros a colocam no tempo dos faraós no Antigo Egito. Ingleses, franceses, alemães e suíços também reivindicam sua paternidade. O que mais certo se conhece é que fabricantes de tecidos franceses, no final do século XIX, utilizavam um processo de impressão que denominavam pochoir ou estêncil, uma espécie de máscara que veda áreas onde a tinta não deve atingir, se assemelhando ao que denominamos de Serigrafia na atualidade.
Nos séculos XX e XXI, este processo transformou-se num dos meios mais versáteis de reprodução da gravura, em que a cor é aplicada em camadas lisas e extremamente finas, podendo ser utilizado na impressão de variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, brilhante, opaca), espessuras e tamanhos.
Democrática e exigindo poucos equipamentos no espaço do ateliê de arte, a prática da serigrafia na disciplina de Gravura II – Serigrafia sugeriu a seguinte questão: como propor a inserção de acadêmicos da graduação em artes visuais e de suas produções em serigrafia no sistema das artes? Mais especificamente da arte contemporânea?
Depois de quatro anos de profícua produção visual, e participando de diversas exposições de arte no Brasil e em diversos países, o Projeto Circular alicerçou suas práticas de ateliê em sete pilares fundamentais:
1.      O coletivo de arte Projeto Circular inicia suas atividades a partir da possibilidade da obra de arte transpor os limites da sala de aula e almejar o contato com o espectador;
2.      Todos os alunos da disciplina são convidados a participar, sugerindo temas, espaços de circulação e suportes específicos e não específicos da produção em serigrafia;
3.      Todos os ex-alunos da disciplina de Gravura II – Serigrafia, professores do curso de graduação em artes e artistas do meio podem participar, gerando uma troca infinita de ensinamentos;
4.      Agregar artistas-alunos iniciantes e artistas experientes e com trajetórias consolidadas no circuito da arte;
5.      Estar atento ao circuito da arte regional, nacional e internacional e participar de convocatórias, salões, seminários, feiras, bienais e exposições de arte, com o objetivo de apresentar a produção recente dos artistas do grupo;
6.      Buscar sempre a qualidade da impressão serigráfica;
7.      Democratizar a produção e fruição da arte.



1.                  PRINCIPAIS ATIVIDADES DE O PROJETO CIRCULAR
No texto estudado na disciplina, intitulado “Os Desdobramentos da Gravura Contemporânea”, Ricardo Resende afirma que:
Desde os tempos mais remotos da gravura, quando se começou a entintar uma superfície para fins artísticos, as investigações dos seus limites nunca cessaram. Foram séculos. Primeiro veio a xilo, depois o metal e a lito. Vieram as reproduções mecânicas, e o mundo se acelerou. Vieram a fotogravura e a fotolitogravura e, finalmente, chegamos às foto mecânicas. Primeiro foi a serigrafia fazendo uso da fotografia, e, nessa escalada rápida de evoluções da gravura, vieram a xerografia e suas derivações. Passamos pelo fax, a impressão digital e chegamos à era da imagem virtual. Para o artista, o mais instigante de todo esse processo parece ser o domínio do novo instrumento como ferramenta de sua expressão. Um desejo contido na satisfação de adestrar mesmo que seja um simples pincel, um buril, uma câmara fotográfica, uma máquina Xerox, um fax, um teclado, um mouse ou um software de computador. (2003, p. 236). 
Dessa maneira, refletindo sobre as possibilidades da técnica serigráfica e revisitando antigos conceitos, a trajetória do Projeto Circular, desde sua origem, sugere a investigação da gravura nas seguintes ações:
·        Ampliação da imagem em Outdoor,
·        Distribuição da obra de arte com a Mail Art ou arte postal;
·        Democratização da gravura, através de cartazes de rua lambes e Sticker Art ou adesivos;
·        Itinerância de uma mesma exposição em diversos países.
Nas tabelas abaixo, apresentamos as exposições de arte em que o Projeto Circular participou de 2008 a 2011:

2011
“57º Feira do Livro de Porto Alegre”, Porto Alegre, RS
2011
“25º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre” - Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, Porto Alegre, RS
2011
“VIII Seminário Nacional de Artes Visuais: Trânsito, Invenções e Performance” – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS
2011
“Narrativas Serigráficas” - Sala Negra, Galeria Espaço Cultural, Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
2011
“O Pão Nosso” - Espaço Arte Um, Universidade Feevale, , Novo Hamburgo, RS
2011
“Projeto Circular: Cinema – Álbum de Gravuras” - Espaço Arte Um, Universidade Feevale, , Novo Hamburgo, RS

2010
“Projeto Circular: Cinema – Álbum de Gravuras” - Koralle, Porto Alegre, RS
2010
“3ª Bienal B” - Foyer do Teatro de Câmara Túlio Piva, Porto Alegre, RS
2010
“Projeto Circular” - XII Seminário Internacional de Educação – Educação e Tecnologia: Significados e Tendências na Construção do Conhecimento, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS
2010
III Convocatória de Arte “Arte em Quadrado” Atelier Plano B - Espaço Arte Um, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS
2010
III Convocatória de Arte “Arte em Quadrado” Atelier Plano B - Instituto dos Arquitetos do Brasil, Porto Alegre, RS
2010
International Mail Art Exhibition: Donate a Change at Life - Human Colours, Music, Vellideio Cultural Centre, Thessaloniki, Greece, Curator Thomai Kontou
2010
“Projeto Circular”, Projeto de Exposições de Arte Contemporânea, Projeto ecco P., Yázigi Internexus, Sapucaia, RS
2010
“Projeto Circular”, Projeto de Exposições de Arte Contemporânea, Projeto ecco P., Yázigi Internexus, Novo Hamburgo, RS
2010
“Projeto Circular”, Projeto de Exposições de Arte Contemporânea, Projeto ecco P., Yázigi Internexus, São Leopoldo, RS
2010
International Mail Art Exhibition: Donate a Change at Life - Human Colours, Music, Vellideio Cultural Centre, Thessaloniki, Greece, Curator Thomai Kontou
2010
Convocatoria de Arte Correo: Agua, Bien Comum, Milano, Italia, Curadora Antonella Prota Giurleo
2010
III Convocatória de Arte “Arte em Quadrado” – Atelier Plano B, Porto Alegre, RS
2010
“O Pão Nosso” – Escuela de Arte de Sevilla, Sevilla, Espanha

2010/09
“O Pão Nosso” – Special Collections Room, Bower Ashton Library, Bristol, Inglaterra

2009
“Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil 16ª Edição” - Teatro Renascença, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, RS
2009
XII Salão de Artes Visuais – Pinacoteca da Feevale, Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, RS
2009
Mundo Feevale, “Projeto Circular: Adesivagem” – Prédio Lilás - Campus II, Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, RS
2009
“2ª Bienal B” – Foyer do Teatro Renascença, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, RS
2009
“2ª Bienal B” - Sala Álvaro Moreyra, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, RS
2009
“O Pão Nosso”, Mostra Internazionale del Livro d´Artista: Il Nostro Pane Quotidiano – Biblioteca Internazionale “La Vigna”, Palazzo Brusarosco Zaccaria, Vicenza, Itália
2009
“2ª Bienal B” – Shopping Moinhos, Porto Alegre, RS
2009
“O Pão Nosso” Livros de Artista – Sala da Fonte, Paço Municipal, Porto Alegre, RS
2009
1ª Convocatória de Arte Postal de Novo Hamburgo: (Re) Descobrindo Novo Hamburgo – Pinacoteca, Espaço Cultural Albano Hartz, Novo Hamburgo, RS
2009
II Outdoor – Atelier Livre da Prefeitura, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, RS

2008
“Bando de Barro Invade Palavraria, Projeto Circular: Arte Postal” - Livraria Palavraria, Porto Alegre, RS
2008
“Projeto Circular: Arte Postal” - Espaço Arte Um, Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, RS
2008
II Convocatória de Arte “Marcando a Arte” - Atelier Plano B, Porto Alegre, RS
2008
I Outdoor - Atelier Livre da Prefeitura, Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, RS
2008
Projeto Todo Dia é Dia de Arte, “Projeto Circular: Adesivagem” - E. M. E. F. Profº. Arno Nienow, Dois Irmãos, RS

Outro aspecto relevante e que demonstra a busca pela circulação da obra de arte em espaços institucionais e não institucionais, é a escolha pela logomarca do Projeto, criada em 2008, pela acadêmica do curso de bacharelado em Artes Visuais, Ambar Fiorela Coriza, representada pelo ônibus, transporte democrático e coletivo.




Fig. 1 – Logotipo do Projeto Circular

Em 2009, o Projeto Circular participou da 2ª Bienal B em Porto Alegre. A proposta para esta mostra nasceu das constantes discussões do grupo de artistas sobre a natureza das ações de democratização e distribuição da produção serigráfica. Partimos do próprio logotipo do coletivo, ao propormos como tema a roda, que tanto impulsionou a evolução da humanidade.
A produção das estampas teve, como fio condutor, os diferentes tipos de rodas existentes nos meios de transporte e suas possibilidades gráficas apresentadas em um grande painel de adesivos (3.500 unidades) para o Foyer do Teatro Renascença e para a entrada do Auditório Álvaro Moreyra no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Também foram produzidos postais para distribuição nos espaços do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e da Usina do Gasômetro, numa tiragem de 4.000 postais.  Estas ações contaram com o apoio e a parceria entre as Coordenações de Artes Plásticas e Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, representados por Ana Luz Pettini - Coordenação de Artes Plásticas, Daisy Viola - Direção do Atelier Livre e Breno Ketzer - Coordenação de Artes Cênicas.


Fig. 2 - 2º Bienal B: Intervenção no Foyer do Teatro Renascença.
Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. Porto Alegre. RS.

Após o trabalho proposto e desenvolvido na 2ª Bienal B, recebemos em 2010, o convite da Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre para adesivar as paredes internas do “Teatro de Câmara Túlio Piva”, em comemoração aos 40 anos do Teatro e integrando as atividades da 3ª Bienal B. A produção das imagens, numa tiragem de 3.000 adesivos, teve como foco as diferentes interpretações dos participantes do Projeto sobre a vida e a obra do músico gaúcho Túlio Piva.
Dentre as outras ações do coletivo, podemos destacar as exposições de arte do Projeto “O Pão Nosso” no ano de 2009. O convite para participação partiu do Grupo da Oficina de Livro de Artista do Atelier Livre de Porto Alegre, coordenado pela Profª. Mara Caruso. Os artistas do coletivo desenvolveram um estudo sobre o “Pão”, investigando sua história nas diversas culturas e traduzindo em percepções e desdobramentos artísticos. A exposição dos livros “O Pão Nosso”, produzidos nos seis centros de estudo e pesquisa em arte – Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Sevilha, Vicenza e Bristol -, percorreu diversas cidades e países, culminando com a mostra apresentada no Espaço Arte Um, Campus I, da Universidade Feevale de 30 de agosto a 13 de setembro de 2011.


Fig. 3 – Detalhe do Livro de Artista do Projeto Circular.
Sala da Fonte. Paço Municipal. Porto Alegre. RS.

Em 2010, o Projeto foi convidado para participar de uma exposição na loja de materiais artísticos Koralle em Porto Alegre. Para isto, foi produzido um álbum de gravuras com o tema “Cinema”. A proposta teve como intuito homenagear diretores, roteiristas e artistas que, de alguma forma, sensibilizaram o coletivo. Reuniram-se trinta e dois artistas do grupo para compor a coleção de imagens em serigrafia. Cada artista selecionou um instante de seu filme preferido e o redefiniu no espaço de 10 x 15 cm, constituindo a sua página do álbum de gravuras. Após essa exposição, o álbum foi exposto também no Espaço Arte Um da Universidade Feevale. Esta exposição coletiva, acompanhada da comercialização do álbum “Cinema”, foi uma experiência nova para os estudantes, que entraram em contato com o mercado da arte e começaram a perceber como funciona o sistema das artes local e nacional.


Fig. 4 – Álbum de Gravuras Cinema. Espaço Arte Um.
Universidade Feevale. Novo Hamburgo. RS

De 05 a 28 de setembro de 2011, o Projeto Circular apresentou a exposição “Narrativas Serigráficas” na Sala Negra da Galeria Espaço Cultural do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Esta mostra apresentou a recente produção dos participantes do projeto e artistas convidados, reunindo as pesquisas na serigrafia e seus contatos e aproximações com os processos da gravura em metal e do estêncil, assim como nas áreas do desenho, da pintura e da escultura.

Fig. 5 – Exposição Narrativas Serigráficas. Sala Negra. Galeria Espaço Cultural.
Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS.


Fig. 6 – Exposição Narrativas Serigráficas. Sala Negra. Galeria Espaço Cultural.
Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. RS.

Com todas essas ações, fica claro o engajamento dos participantes do Projeto, que desenvolvem suas práticas na gravura e demais categorias que se somam as pesquisas da serigrafia, em horários extraclasse, definidos a priori no próprio blog do Circular (www.projetocircularfeevale.blogspot.com).

REFERÊNCIAS

BELMIRO, Arnaldo. Silkscreen. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990.
HIRES, Manoel. Conceitos básicos da serigrafia. 2. Ed. Porto Alegre, RS: Prodil, 1988.
KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE, Ricardo. Gravura: arte brasileira do século XX. São Paulo, SP: Cosac & Naify, 2000.
MARA, Tim. Manual de serigrafia. 1. Ed. Barcelona. Espanã: Blume, 1981.
KINSEY, Anthony. Serigrafia. Portugal: Editora Presença, São Paulo, SP: Martins Fontes, c1979. (Coleção dimensões. Especial; 6).
MUBARAC, Luiz Claudio. Claudio Mubarac. São Paulo, SP: Edusp, 1997. (Artistas da Usp; 5).
MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2001. (Espaços da arte brasileira).


2 comentários:

myra disse...

otimo!!!

Projeto Circular disse...

Myra, que bom que vens aqui...

abraços circulares!